Depois da Assembleia Nacional, lotar em duas Edições consecutivas, a Organização dos CVMA procurou alternativas de modo a responder à demanda do público. O Evento passou para o Estádio da Várzea, transformado numa glamorosa sala de espetáculos ao ar livre, no dia 9 de Março, sob o lema: “Por Amor à Nossa Música”.
Maria João Silveira continuou a assumir o comando do púlpito, na apresentação ao lado de Nelson Évora, figura de destaque da sociedade Cabo-verdiana, e de Laurindo Vieira.
O grupo Splash, constituído na sua maioria por artistas residentes na Holanda, foi o grande vencedor da noite ao levar para casa cinco estatuetas.
Heavy C de Angola, Shaudeh Price dos Estados Unidos, Diogo Nogueira do Brasil e Boy Gê Mendes de Cabo Verde, trouxeram mais brilho à grande festa da Música crioula com as suas atuações.
A categoria Melhor Música do Ano, teve direito a atuações ao vivo: “Mi só ki fica li” do artista Michel Montrond, “26 hora” do grupo Splash e “Sexta Feira” do artista Boss AC. Mas foi Michel Montrond que arrecadou o troféu de Música do Ano.
O Prémio Carreira, foi entregue ao nosso Rei do Funaná, Zeca di Nha Reinalda, numa noite de grandes emoções.
A Gala foi transmitida em direto na Tiver e em diferido na RTP África, na Eco Tv de Moçambique e na TPA 2 de Angola, merecendo ainda destaque em compactos alargados no Afro Music Channel.
2013 fica marcado pelo ano em que os CVMA passaram a contar com a Parceria Oficial da Unitel T+, marca integrante no naming, que passa a ser CVMA by Unitel T+.